domingo, 31 de julho de 2016

Quer saber a Resenha dessa aventura fictícia ? Clique aqui!



Terra Papagalli, foi publicado pela primeira vez em 1997 pela Editora Objetiva. É uma obra feita por dois escritores brasileiros, José Roberto Torero e Marcus Aurelis Pimenta. Encontra-se o livro em pdf, que seria uma opção para os leitores que preferem ler em seus eletrônicos ou até mesmo uma forma de “ economizar ” dinheiro. Nas livrarias atuais o livro custa na faixa etária de R$ 34,00.
É um livro narrado por Cosme Fernandes que conta uma história fictícia com romance e muitos conflitos, numa linguagem da época, usando muito do humor para transmitir a sua mensagem. Os autores da obra relataram a história do Brasil de um jeito diferente, dessa forma nos trouxeram uma estória que nos remete a ter olhares mais críticos, os quais não podem ser adquiridos com apenas uma leitura, e adentrarmos um pouco mais na nossa cultura. Por outro lado, “ nem só de pão vive o homem “, e da mesma forma a obra traz pontos desfavoráveis para o leitor, logo no início do livro encontramos um romance que faz com que tenhamos mais vontade de ler, porém, essa ânsia acaba brevemente, pois o romance citado no livro é muito passageiro e isso, para os leitores interessados nessa possível ligação, fica a desejar. Reitera-se ainda que a leitura do livro pode se tornar um pouco cansativa por conta da linguagem que é voltada aquela época, e pela falta de objetividade dos autores, mas é importante citar que o livro nos remete a ter uma curiosidade, e isso ajuda para maior interesse. 

A obra tem algumas características especiais, dentre elas está a citação do dicionário dos tupiniquins, além dos “ Dez Mandamentos Para Se Bem Viver Na Terra Dos Papagaios ”, o mesmo traz uma leitura um pouco mais clara para que o leitor se situe no tempo e espaço, porém esse tempo e espaço não ficam apenas voltados aquela época, mas também são trazidos para contemporaneidade do nosso dia a dia. Ao ler as entrelinhas dos Dez Mandamentos, nos faz refletir e trazer uma percepção não vista a um primeiro momento, isto é, uma lição de moral. O autor através desses Mandamentos ( distribuídos ao decorrer do livro) faz alusão a sua própria opinião.
Terra Papagalli é um livro dirigido a pessoas que querem conhecer um pouco mais a história do Brasil de uma forma mais dinâmica, conceitual e que gostam de uma aventura. É importante ressaltar que esse livro pode fornecer subsídios a outras matérias como por exemplo, na área de humanas, mais especificamente português e história podendo ser adotados no curso de letras, jornalismo e história do Brasil.

Você conhece a história do livro "Terra Papagalli"? Veja o resumo da obra e saiba um pouco mais!

Resumo do livro Terra Papagalli

O livro Terra Papagalli de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, trata-se de uma história oficial. “Terra Papagalli” significa Terra dos Papagaios, e ele foi publicado em 1997. O livro se chama Terra Papagalli, pois retrata a descoberta do Brasil, em que nesse tempo era chamado de Terra dos Papagaios.

A aventura de Cosme Fernandes e seus amigos (personagens do livro) degredados começa em Portugal, e eles viajam pelo “Novo Mundo”, tal mundo era o Brasil. O livro fala sobre um homem chamado Cosme Fernandes, ele estudava para poder ser padre, mas nem imaginava que iria se apaixonar por Lianor, uma jovem de 22 anos e católica. Certo dia, Cosme foi à casa de Lianor fazer uma visita junto com o Padre, teve um momento que eles ficaram sós e acabaram se relacionando. Mas, esse relacionamento foi descoberto e Cosme acabou sendo punido por ter desonrado Lianor. Devido a essa punição Cosme teve que embarcar em um navio para as Índias junto com outros homens que também foram punidos. Na viagem Cosme fez várias amizades, e a mais importante foi com Lopo de Pina. 

Créditos: Desembarque de Cabral em Porto Seguro, óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva, 1922. Acervo do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro).

Assim que chegaram às terras, se depararam com os indígenas, eles tentaram dialogar, mas não obtiveram muito sucesso. Foi ai que eles perceberam que para viver ali teria que obedecer as regras da Terra dos papagaios. Então, Cosme e seus amigos passaram a viver com os indígenas, casando-se com várias mulheres, tendo filhos e ajudando em guerras contra outras tribos inimigas, na qual os perdedores serviam de “alimento” para a tribo vencedora ou eram usados como escravos, onde logo após seriam trocados por objetos de valor com outros navios, ou seriam comprados. Essa estratégia foi inventada por Cosme, na qual teve sucesso. Cosme se torna o Bacharel e vários navios paravam no Paraíso (nome que deram ao porto) para trocar escravos, comer, descansar, etc. Para infelicidade de Cosme, um representante de Portugal chegou e disse que a terra era dele e que eles teriam que sair do local.  O negócio do comércio de escravos é reaberto em outro porto que o Bacharel cria com sua família e com aqueles que o seguiram, então o nome do porto fica Cananeia, porém ocorrem traições, ele foi traído pelo seu amigo Lopo de Pina que acabou fugindo, e Cosme perde quase tudo.
Nove meses se passaram desde a fuga de Lopo de Pina, e para sorte do Bacharel uma grande navegação desce em suas terras para comprar muitos dos seus produtos, e lhe entregam duas cartas, uma de sua filha e outra de seu genro.

Uma poderosa armada foi mandada ao Brasil, com ela, Lopo de Pina. Quando essa armada chegou nessas terras, decidiram transformar todo o território. Após passar um ano, quando estavam prestes a transformar Cananeia em uma vila, Cosme Fernandes resolve acabar logo com tudo. Ele reúne soldados e arma um plano para acabar de vez com Lopo de Pina. Ele convida os inimigos para uma festa, mata-os e marcham até São Vicente para próxima batalha. Chegando lá eles começaram a lutar e Cosme Fernandes vai atrás de Lopo de Pina. Ele acaba encontrando Lianor, que na estava com Lopo, e que no final decidiu fica com Cosme. Quando a guerra acaba, a tropa do Bacharel vence e Lopo de Pina acaba sendo morto por Cosme e seus amigos, eles o matam, cortam em pedaços e comem ele.
                                                                        Gostou ???? Obrigada e até a próxima!

Conheça mais sobre os autores

Imagem retirada do site www.saraivaconteudo.com.br.

José Roberto Torero Fernandes Júnior é um escritor, jornalista, roteirista e cineasta brasileiro nascido em Santos no dia  9 de outubro de 1963, formou-se em Jornalismo e Letras pela USP (Universidade de São Paulo), chegou a fazer alguns curso de pós - graduação em cinema, mas não completou, além de Terra Papagalli que ele escreveu com a ajuda do seu amigo Marcus Aurelius Pimenta, Torero é autor do best-seller "O Chalaça", que ganhou o prêmio Jabuti em 1995. Ele iniciou sua carreira de cronista no Jornal da Tarde, de São Paulo, posteriormente se dedicou a escrever textos sobre futebol para revista Placar. Foi colunista de Esportes da Folha de São Paulo por 14 anos, ele também apresentou por um ano o Programa Cantos Gerais, no Canal Brasil.

Marcus Aurelius Pimenta é um escritor e roteirista brasileiro nascido no bairro do Brás, na cidade de São Paulo no ano de 1962, formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista em 1984, já trabalhou em programas e series de diversas emissoras de televisão, ele tem mais de dez livros publicados, sendo os que mais se destacam são "Terra Papagalli", "Os vermes" e "Evangelho de Barrabás", feitos com a parceria do seu grande amigo José Roberto Torero, Atualmente ele faz parte de uma equipe de roteiristas de um programa da Rede Globo.

FONTE: http://www.objetiva.com.br/autor_ficha.php?id=226
http://www.objetiva.com.br/autor_ficha.php?id=279